Foto: Reprodução
Da Redação
As fortes chuvas que atingem Pojuca desde a última quinta-feira (9) causaram graves enchentes, deixando centenas de pessoas desalojadas e provocando destruição em estabelecimentos comerciais e residências. Em razão dessa situação, o prefeito Luiz Carlos Trinchão anunciou neste sábado (11) o adiamento da Lavagem do Adro, festa religiosa em homenagem ao Senhor do Bonfim, que seria realizada no domingo (12).
De acordo com a Defesa Civil de Pojuca, o temporal já atingiu 88% da área do município. Vídeos registrados por moradores na sexta-feira (10) mostram carros submersos, lojas invadidas pelas águas e bairros inteiros alagados.
Em comunicado oficial, a Prefeitura se solidarizou com as famílias afetadas e afirmou que está mobilizada para oferecer assistência. A Lavagem do Adro foi remarcada para o dia 26 de janeiro. Já a tradicional celebração do Senhor Bom Jesus da Passagem, programada para o próximo dia 13, será mantida.
O prefeito convocou uma reunião de emergência neste sábado para discutir as medidas de apoio à população e ações imediatas para minimizar os impactos das chuvas. Entre as iniciativas anunciadas estão o isolamento de áreas de risco, limpeza de canais e bueiros, remoção de resíduos, controle do fluxo de veículos e reparos em regiões com fiações danificadas. Além disso, serão distribuídos alimentos às famílias atingidas, disponibilizados alojamentos e espaços para armazenamento de pertences.
Esta não é a primeira vez que Pojuca sofre com enchentes. Em abril de 2024, chuvas intensas também deixaram rastros de destruição no município. Moradores cobram ações efetivas para prevenir futuros desastres.