O ano começou com muito trabalho para os Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Prefeitura de Itabuna que, além da fiscalização, fazem a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como chikungunya, dengue e zika vírus. A ação acontece no centro e bairros da cidade.
Na tarde da quarta-feira passada, dia 8, por exemplo, numa atividade de campo, foram recolhidos mais de 300 pneus velhos e outros materiais em desuso nas borracharias pelos Agentes de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.
Foram visitados mais de 50 estabelecimentos em toda cidade, segundo o supervisor Clodoaldo Oliveira, que explicou que a atividade envolve medidas educativas e orientações de como os proprietários das borracharias podem realizar o descarte legal dos pneus velhos.
Ele destacou que, além dos estabelecimentos comerciais, as ações concentram esforços na fiscalização de terrenos baldios e áreas de vegetação. Para o supervisor, a população pode auxiliar no controle e prevenção da proliferação do Aedes aegypti mantendo quintais e calhas limpas.
Clodoaldo ressaltou que os donos das borracharias podem levar os pneus velhos até o Ecoponto em horário comercial, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas, na Rua Alício de Queiroz, n.º567, Centro – ao lado do Colégio Ação Fraternal (AFI). Ou ainda, fazer denúncias através ligação ou enviando mensagens de texto para o contato da Divisão de Endemias: (73) 98123-8664, também em horário comercial.
“Neste verão de altas temperaturas, as pessoas podem realizar a limpeza dos quintais e das calhas uma vez por semana e evitar deixar água parada. Apenas dez minutos são suficientes!” disse.