Aconteceu na noite de quinta-feira passada, dia 16, a solenidade de passagem de chefia do Tiro de Guerra 06/007 de Itabuna. Na cerimônia, o 1º Sargento do Exército Rodrigo Soares de Carvalho assumiu o comando da unidade em substituição ao também 1º Sargento Wallace Dousseau Cândido, que a liderou desde 2023.
Em 2025, a unidade completa 80 anos de serviços prestados. O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), foi representado pelo secretário municipal de Governo, Luciano Veiga, enquanto a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), pelo subcomandante da Guarda Civil Municipal, Inspetor Valdir Francisco Santos.
O Tiro de Guerra tem como missão preparar jovens do município para compor a reserva mobilizável do Exército Brasileiro, contribuindo com a estratégia militar alicerçada na presença institucional da força em todo o território nacional, sem comprometer a inserção do cidadão no meio social.
A unidade foi criada pela Portaria Ministerial Nº 8.747, de 31 de outubro de 1945, com a numeração de TG-26, tendo sido a sua sede atual ocupada em 31 de outubro de 1974. Em 27 de março de 1979, a Portaria Ministerial Nº 878 atribuiu-lhe nova numeração, passando a ser designado TG 06-007, que o distingue até os dias atuais. Itabuna está entre os poucos municípios brasileiros habilitados com um Tiro de Guerra.
O Tiro de Guerra 06-007 está inserido no contexto municipal, participando de maneira efetiva nas atividades desenvolvidas na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento social do município, formando jovens conscientes dos problemas da comunidade local, sendo, ainda, um canal de difusão do patriotismo, do respeito aos símbolos nacionais e dos valores da nacionalidade.