Foto: ISAC NÓBREGA/PR
Da redação
Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (7), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fez declarações polêmicas ao sugerir a anexação do Canadá e ao não descartar o uso de força militar para tomar a Groenlândia e o Canal do Panamá. Além disso, Trump afirmou que pretende renomear o Golfo do México como “Golfo da América”.
Trump também reiterou que irá implementar tarifas pesadas sobre México e Canadá, justificando a medida como uma forma de compensar o “alto fluxo de drogas” que, segundo ele, entra nos Estados Unidos por meio desses países.
Sobre o Canadá, o republicano propôs que o país seja incorporado como o 51º estado norte-americano, mencionando a possibilidade de usar “força econômica” para concretizar a ideia.
“Você se livra da linha traçada artificialmente e observa como ela fica… e também seria uma segurança financeira muito melhor”, disse.
O presidente eleito também criticou os custos de defesa dos Estados Unidos em relação ao Canadá e declarou que o país vizinho não seria mais necessário como fornecedor de madeira ou automóveis.
As declarações geraram repercussão imediata e aumentaram a tensão diplomática entre os países mencionados. Com informações do G1.