
O Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM Itabuna), primeira unidade de atendimento especializado à saúde da mulher do interior do Estado, completa cinco meses de atividade e apresenta mais uma novidade para as mulheres da e dos municípios que necessitam dos serviços oferecidos pela referida unidade, pactuados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a aquisição de um equipamento para realização do exame de Densitometria Óssea, que tem a capacidade de detectar a perda de massa óssea, o CAM tem feito a diferença na saúde e na vida de centenas de mulheres.
Outros dois serviços também incluídos no rol dos já existentes são Ultrassonografia da Mama e da Tireóide. A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância desses novos serviços que vêm se somar aos já existentes.
“O CAM é um programa pioneiro da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) que presta atendimento integral à mulher, sendo uma referência em todo o interior da Bahia. A Densitometria Óssea, por exemplo, vem atender a uma demanda que existia no município e isso é muito positivo”, ressalta a secretária.
A dona de casa Valdelice Pereira dos Santos, 67 anos, foi uma das primeiras pacientes a utilizar o serviço de Densitometria Óssea. “Estou muito satisfeita porque foi muito rápido. Não teve espera, marquei em um dia e no outro já me chamaram para fazer o exame”, conta.
A coordenadora do CAM Mariana Domingas Santos, a enfermeira Gabriela Carmo Brito, lembra que o Centro foi pensado na prevenção, com ações de educação em saúde, investigação, diagnóstico e tratamento. O acesso ao atendimento é referenciado, de acordo com ela, e acontece por agendamento via Unidade de Saúde da Família.
“Nestes cinco meses de atividade foram realizados 2.574 atendimentos de prevenção em oncologia e um total de 1.418 atendimentos para os serviços de ginecologia. Na área de gestação de alto risco, foram 2.196 atendimentos, enquanto para outros serviços como Psicologia e Fisioterapia, 330 atendimentos”, informa a coordenadora do CAM.
SERVIÇOS
Entre consultas, exames e procedimentos de média complexidade disponibilizados estão: Ginecologia para avaliação do câncer de colo de útero, Colposcopia, e inserção, revisão e retirada de DIU.
Na área de Obstetrícia para Gestação de Alto Risco, prevenção e diagnóstico em Oncologia, além de atendimento em Endocrinologia e Mastologia, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição para as pacientes já assistidas por algum dos serviços da unidade.
Também são disponibilizadas Ultrassonografias diversas, Densitometria Óssea e a Sala Violeta da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), que é voltada para mulheres vítimas de violência. Neste setor são realizados atendimentos e encaminhamentos para os programas sociais do município.