Hospital de Base promove capacitação sobre “Segurança e Manejo dos Resíduos Sólidos”





O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou na terça e quarta-feira, dias 18 e 19, uma capacitação sobre “Segurança e Manejo dos Resíduos Sólidos”.

Promovida pelos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e o setor de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), a capacitação aconteceu no auditório da unidade hospitalar.

O objetivo foi capacitar os colaboradores sobre a relação da prevenção de acidentes com materiais biológicos e o gerenciamento de resíduos sólidos, conforme estabelecido pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222/ 2018 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Ministrada pelo engenheiro ambiental/segurança do trabalho do SESMT, Guilherme Malta, a palestra abordou a relação das boas práticas de gerenciamento dos resíduos e a prevenção de acidentes de trabalho.

Ele explicou sobre os diferentes tipos de resíduos existentes, as normas e rotinas do manejo desses materiais no âmbito hospitalar, além da importância do descarte correto de materiais infectantes, perfurocortantes, químicos e comuns.

Guilherme destacou ainda que a segregação é a etapa mais importante para o bom gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, pois, ajuda a evitar acidentes de trabalho, estimula a cultura da educação ambiental entre os colaboradores, tornando o hospital cada vez mais seguro e sustentável.

De acordo o engenheiro, o número de acidentes relacionados a descartes de materiais perfurocortantes registrados pelo SESMT na unidade hospitalar diminuiu substancialmente no ano passado.

Tal resultado se deve à atuação da CIPA e às inspeções periódicas e treinamentos focados não apenas na saúde do trabalhador, mas também no aprimoramento e na qualificação das equipes na assistência, através de ações educativas, promovidas ao longo do ano pelo Hospital de Base.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: