
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, promoveu aula inaugural do Curso de Operador de Máquinas Pesadas contando com cerca de 320 inscritos, gratuitamente, dos quais 21 são mulheres, na noite de quinta-feira, dia 13, no Centro de Cultura Adonias Filho. Hoje, foram iniciadas as aulas teóricas virtuais através da plataforma online da MVB Cursos do Instituto Benigno de Brasília.
Na abertura, o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), José Carlos Trindade, destacou a iniciativa da Prefeitura na formação profissional de operadores de pá-carregadeira, trator agrícola, retroescavadeiras, empilhadeiras, tratores de esteiras e outros equipamentos pesados para pessoas não só de Itabuna, mas de municípios regionais sob sua influência econômica e social.
“O prefeito Augusto Castro tem trabalhado ao longo dos mandatos para que haja a formação e capacitação para o cada vez mais exigente mercado de trabalho. A grande quantidade de pessoas aqui é a demonstração de que há necessidade de que cursos de preparação de mão de obra aconteçam. Isto demonstra a importância do curso que terá aulas teóricas e práticas, inclusive com a certificação”, afirmou o secretário.
O instrutor da MVB Cursos André Albuquerque disse que ano passado houve parceria com a Prefeitura de Itabuna com bons resultados. “Quem já tem o curso pode renovar sua habilitação enquanto quem deseja entrar nesse mercado de trabalho sairá habilitado. Como o valor de cursos desse tipo é bem alto, esta é uma oportunidade que o Instituto Benigno e a Prefeitura trazem para a cidade com objetivo de formação profissional gratuita”, comentou.
Na aula inaugural o tema foi Simbologia, mas ao longo do curso com carga horária de 60 horas/aulas, outros temas serão abordados como operação de máquinas pesadas, segurança, primeiros socorros, etc. Também participaram do evento a diretora da Atenção Básica da SEMPS, Zoraide Silveira Martins, e o gerente da Escola Profissionalizante, Sandro Matos.