
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), definiu na manhã desta segunda-feira, dia 24, a equipe técnica, integrada por assistentes sociais e outros profissionais, que estará cuidado da popluação de rua no município, de forma mais efetiva, conforme prometeu o prefeito Augusto Castro (PSD).
A ideia inicial é criar uma casa de passagem para que os moradores de rua possam ser acolhidos durante a noite, por esta equipe da alta complexidade, e, durante o dia, serem acolhidos pelo Departamento de Média Complexidade da SEMPS.
“Já tínhamos feito alguma, mas precisamos de soluções duradouras em vez de paliativos”, afirma o secretário José Carlos Trindade. Segundo ele, foi em ações preliminares foi identificado que o aumento de pessoas dormindo em calçadas e passeios das lojas em várias localidades, o que causa incômodo a comerciantes e famílias residentes no centro da cidade.
“Se criou essa equipe técnica para que dentro de 90 dias se tenha um quadro atualizado da situação das pessoas que vivem nas ruas. Há todo um esforço para que a gente encontre soluções”, acrescentou.
O titular da SEMPS explica ainda que a Prefeitura pretende dar um impacto nessa situação de desagregação familiar e de baixa estima das pessoas em situação de vulnerabilidade social.