Rio de Janeiro tem 17 cidades sob alerta de calor extremo; capital ativa nível 4



Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


Da redação

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro emitiu um alerta de calor extremo para 17 cidades fluminenses, válido até quinta-feira (20). A previsão indica que as temperaturas continuarão elevadas, exigindo atenção especial da população e dos profissionais de saúde.

O alerta considera o Fator de Excesso de Calor, que compara as médias de temperatura dos últimos três dias com dados históricos da última década, além de um índice de aclimatação dos últimos 30 dias. O comunicado foi enviado a todas as prefeituras do estado para que medidas preventivas sejam adotadas, especialmente nas unidades de saúde.

As cidades afetadas pelo alerta são: Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Magé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Três Rios e Volta Redonda.

Embora a cidade do Rio de Janeiro não esteja na lista estadual – por já apresentar historicamente temperaturas elevadas neste período –, a capital entrou, pela primeira vez desde 2023, no nível 4 de calor (NC4), o segundo mais alto da escala municipal. O índice foi acionado nesta segunda-feira (17), após a sensação térmica ultrapassar os 40°C, com tendência de manutenção ou aumento nos próximos dias. Como resposta, a prefeitura abriu pontos de resfriamento com espaços climatizados para a população. Com informações da Folha de S.Paulo.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: