O desfile do Bloco Ouro, puxado ela banda Amor a Dois, e os shows de Alexandre Peixe, DJ Naldinho, Igor Kannário, Nova Proposta e Escandurras sobre o Trio Elétrico Barretão na Praça Adami agitaram os milhares de foliões na primeira noite da Lavagem do Beco Fuxico, promovida pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A festa prossegue neste sábado, a partir das 13 horas, com o cortejo dos blocos carnavalescos.
“Já participei de várias festas, mas esta aqui da Lavagem do Beco do Fuxico percebi que há muita gente, inclusive de fora, com boas vendas e a vantagem para a gente que é ambulante é essa: vender mais”, disse o comerciante Erivaldo Bomfim Salomão que montou barraca para a comercialização de bebidas durante a Lavagem do Beco do Fuxico. Ele também elogiou a organização da festa, o cadastramento e a disposição das barracas na Avenida do Cinquentenário e na Praça Adami.
O ambulante Iago Neves da Hora que pela primeira vez montou uma barraca de bebidas na festa, também só teve elogios. “Esta bom demais. Tinha certa expectativa que foi superada. Itabuna está de parabéns pela organização desta festa bastante organizada, com milhares de pessoas e um clima de verdadeiro carnaval”, disse.
“A festa está boa, o policiamento está perfeito e o clima é de paz e alegria. Moço, não tem nada melhor que a Lavagem do Beco do Fuxico”, afirmou o ambulante Marcone dos Santos. “É festa da família, com boas bandas e shows muito legais. A Prefeitura de Itabuna organizou tudo com muita competência e por isso o prefeito Augusto Castro (PSD) merece os parabéns junto com o pessoal da FICC”, acrescentou.
Além da participação de cerca de e 550 profissionais das forças de segurança nas ruas e em pontos fixos, a também estão atuando na Lavagem do Beco do Fuxico Agentes de Proteção à Infância da Vara de Menores, com a coordenação no Instituto de Educação Lúcia Oliveira, e da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e Conselho Tutelar.
Para Joana da Silva, moradora de Itajuípe, não há melhor festa que a Lavagem do Beco do Fuxico. “Para mim é uma tradição que acompanho a cada ano. Os shows são sempre bons e adoro o Igor Kamnário que bota pra virar. Ele fez uma apresentação sensacional e botou todo mundo para cantar e dançar. Foi uma festa”, sintetizou. Já Cleuber dos Santos afirmou que a participação do DJ Naldinho foi a surpresa da noite. “Jamais imaginei que o DJ fizesse tanta gente dançar. Foi muito legal”, disse.
Neste sábado, dia 22, às 15h30min, no Circuito do Beco do Fuxico, quem se apresenta e Olha o Balanço, grupo de pagode. A partir das 20 horas, na Praça Adami, terá as seguintes bandas e DJs: DJ Djavan, Tropa da Bregadeira, Pedro Pondé, DuoRolê, La Fúria e Oz Polêmicos.