Atuação integrada garante sucesso do Festival de Arembepe 2025


















Consolidando-se como um grande sucesso, o Festival de Arembepe 2025, que este ano traz o tema “Conectado com a alegria”, teve início no sábado (29) e segue até segunda-feira (31), encerrando o ciclo das tradicionais lavagens e festas populares do município. Os festejos, realizados pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Governo (Segov), através da Coordenação de Eventos, contam com uma estrutura robusta, fruto da atuação integrada de diversas secretarias municipais e órgãos, garantindo segurança, organização e serviços essenciais para quem curte a festa.



Durante os dois primeiros dias de festival, a Arena Principal, onde está instalado o Palco Katita, recebeu diariamente 30 mil pessoas. Já o desfile de blocos reuniu no sábado mais de 36 mil foliões e, no domingo (30), com exponencial participação popular, o número chegou a cerca de 100 mil pessoas.



O atrativo para a significativa atração do público é a programação com número expressivo de atrações. O cortejo religioso reuniu 18 grupos culturais; no Palco Katita, passam 11 atrações distribuídas entre sábado e domingo; no Palco da Diversidade, a folia é animada por 15 atrações nos dois primeiros dias do evento, encerrando na segunda-feira com o tradicional Baile dos Coroas, que traz mais quatro atrações. Além disso, mais de 20 blocos percorrem as ruas de Arembepe diariamente.



A infraestrutura do festival também impressiona. Só na Arena Principal, são 70 barracas mais 150 vendedores ambulantes, destinados à comercialização de alimentos e bebidas; além de 16 salas de serviço ocupadas por órgãos, como as polícias Militar e Civil, as secretarias da Mulher (Semu), de Saúde (Sesau) e de Serviços Públicos (Sesp), o Juizado da Infância e Adolescência, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), entre outros.



Na área de saúde, a Sesau montou uma estrutura especial para atendimentos de urgência e emergência, com um posto fixo dentro da Arena Principal e três ambulâncias distribuídas estrategicamente. O posto conta com seis leitos de observação e dois para reanimação cardíaca e sutura, além de uma equipe composta por três médicos, três enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Nos dois primeiros dias de festa, foram realizados 27 atendimentos no posto médico e oito nas ambulâncias, sendo a maioria casos leves, a exemplo de embriaguez. Apenas um caso de fratura precisou de encaminhamento hospitalar.



Além disso, a Sesau realiza uma ação preventiva em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) por meio da campanha “Pegue a Visão”, oferecendo testes rápidos e distribuição gratuita de preservativos. Nos dois primeiros dias, foram realizados 248 testes e distribuídos 700 preservativos, com a previsão de mais 420 unidades a serem entregues.



Para a titular da Saúde, Rosângela Almeida, o festival é resultado de um trabalho conjunto da prefeitura, envolvendo diversas secretarias. "Essa integração visa à garantia de um evento tranquilo e organizado, com uma estrutura montada a muitas mãos. Na saúde, trabalhamos com uma equipe muito competente e dedicada e, até então, está sendo muito tranquilo. Um dos destaques é a boa aceitação do stand de testes rápidos, que trouxe uma novidade positiva para o público", disse.



A Defesa Civil também atua de forma preventiva desde a semana anterior ao evento, intensificando as ações durante a montagem da Arena Principal e realizando vistorias para garantir a segurança das estruturas. Além disso, houve inspeção no roteiro do cortejo religioso e monitoramento das vias que sofreram alterações no trânsito. Durante os dias de festa, a equipe realiza rondas constantes ao longo do circuito, acompanhando os trios elétricos e reforçando a segurança dos foliões.



O coordenador da Defesa Civil, Almir Garcia, explica que foi elaborado um plano de emergência em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. "A equipe atua com dez profissionais durante o dia e o mesmo quantitativo à noite, garantindo um evento seguro. Até o momento, não houve ocorrências graves", destacou.



A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) reforçou o trabalho de limpeza, iluminação, fiscalização e ordenamento durante os três dias de evento. Para garantir o cumprimento das normas e a organização dos ambulantes, um efetivo de dez fiscais acompanha de perto as operações, enquanto 220 trabalhadores cadastrados atuam na comercialização de alimentos e bebidas, sendo 150 no circuito dos trios e 70 na Arena Principal.



Na limpeza pública, mais de 40 profissionais trabalham diariamente, contando com o suporte de três compactadores de lixo, quatro caminhões para coleta de resíduos, um trator para limpeza da praia e um carro para lavagem de vias e praças. No setor de segurança, 500 agentes atuam todos os dias, em parceria com as polícias Militar e Civil. Segundo o coordenador de Segurança da Sesp, Romilson Reis, o resultado do trabalho tem sido positivo. "Até agora, houve apenas uma ocorrência de desentendimento entre foliões, sem gravidade. O planejamento garante esse ambiente tranquilo", afirmou.



Outras secretarias também desempenham um papel importante na organização do evento. A Secretaria da Mulher (Semu), através da atuação de 40 servidores, levou a campanha “Oxe, me Respeite” ao cortejo, promovendo o combate à violência contra a mulher, além de atuar com o caminhão da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) contra o racismo. E, durante o sábado e o domingo, atuou num stand de acolhimento e orientação para mulheres que trabalham na festa.



A Secretaria de Cultura (Secult) conta com 39 profissionais na produção do evento, enquanto a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) cadastrou 50 catadores de material reciclável, fornecendo kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), alimentação e um ponto de comercialização de materiais. A Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), por sua vez, atua no ordenamento do trânsito e no controle da mobilidade urbana durante o evento.



Além do suporte municipal, o Festival de Arembepe 2025 conta com um forte esquema de segurança. São 1.455 profissionais das forças de segurança, incluindo 946 policiais militares, 179 policiais civis, 290 bombeiros militar, além dos agentes dos departamentos de Polícia Técnica (DPT) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e da 26ª Delegacia Territorial (DT) Vila de Abrantes. O evento também conta com 18 câmeras de reconhecimento facial e duas câmeras para leitura de placas veiculares, garantindo mais controle e prevenção de incidentes.


Foto: Everaldo Paixão--
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: