A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou, na noite de quarta-feira, 26 de março, mais uma sessão ordinária. Na ocasião, foram lidos os pareceres e aprovados, em primeira votação, os Projetos de Lei 01/2025, 02/2025 e 03/2025, que seguem para segunda discussão e votação na próxima sessão da Casa.
A sessão contou com a presença de nove vereadores: Francisco Henrique (presidente), Alam Rogério (1º secretário), Demétrio Castro (2º secretário), Edivaldo dos Santos, Guilherme Cardoso, Leonardo Alves, Rozenildo Malaquias, Alisson Carvalho e Valdinei Oliveira.
O presidente da Casa, Francisco Henrique, iniciou a sessão solicitando ao primeiro secretário, Alam Rogério, a contagem dos vereadores presentes. Em seguida, o vereador Rozenildo Malaquias fez a leitura de um trecho bíblico, e o diretor legislativo, Moisés Messias, leu o resumo da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade.
O diretor legislativo também fez a leitura do Expediente do Dia, que incluiu a apresentação dos Projetos de Lei 04/2025, referente à Lei do Refis do Executivo Municipal, e 05/2025, que cria os componentes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e define os parâmetros para elaboração e implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN. Ambos pautados para a próxima sessão.
Na sequência, o presidente da Casa dispensou o Pequeno Expediente e deu início ao Grande Expediente, permitindo o uso da Tribuna Popular por até 10 minutos para cada vereador presente.
O vereador Demétrio Castro foi o primeiro a falar. Ele saudou os presentes e destacou seu projeto para a Guarda Civil Municipal, que prevê a mudança de nome para Polícia Civil Municipal e a criação de um CNPJ para a instituição, que, segundo o edil vai facilitar a captação de recursos.
O edil Guilherme Cardoso saudou a todos os presentes, parabenizou a equipe do Núcleo de Atendimento e Ensino Especial (NAEE) do município pelo excelente trabalho desenvolvido, além do IAACI e da APAV. Ele finalizou sua fala sugerindo a criação de um viveiro municipal para fornecer mudas de árvores frutíferas e cacaueiros aos pequenos agricultores.
O vereador Edy da Vila mencionou a 2ª Caminhada de Conscientização sobre o Autismo, que acontecerá na quarta-feira, 2 de abril. Ele também fez uma indicação para um novo cadastro imobiliário na Vila Emílio Izabel e cobrou do SAAE a realização de uma campanha de economia de água junto à população.
Alam Rogério agradeceu a Deus e cumprimentou os presentes. Em seu discurso, ressaltou a importância da preservação das nascentes e da economia de água. Também abordou a luta dos professores de Ibicaraí por melhores salários, solicitou ao Executivo o calçamento de um trecho da Rua Edith Pimentel e destacou a relevância da participação da seleção de futebol do município no Intermunicipal.
Na sequência, o presidente da Câmara, Francisco Henrique, encerrou o Grande Expediente e deu início à Ordem do Dia, com a leitura dos pareceres e a primeira votação dos Projetos de Lei 01/2025, 02/2025 e 03/2025, que foram aprovados por unanimidade. Os projetos seguem para segunda discussão e votação na próxima sessão.
Por fim, o presidente declarou encerrada a sessão e convidou a todos para a quarta sessão ordinária, que ocorrerá na quarta-feira, 2 de abril de 2025.
Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí
Data: 27.03.2025