
Foto: Max Haack/Divulgação
Da Redação
A Assembleia Legislativa da Bahia viveu nesta terça-feira (18) um dia histórico com a posse da deputada Ivana Bastos (PSD) como a primeira mulher presidente da Casa. Ela assumiu o posto em sessão plenária realizada no início da tarde, substituindo o deputado Adolfo Menezes (PSD), afastado do cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ivana, que era a primeira vice-presidente da Assembleia, já estava ocupando interinamente o comando da Casa desde o dia 10 de fevereiro, quando saiu a liminar do ministro Gilmar Mendes, do STF, afastando Adolfo temporariamente. No último dia 13, o STF concluiu o julgamento, mantendo a decisão. O deputado pessedista abriu mão de recursos e dos prazos para acelerar a posse em definitivo da aliada.
Em discurso após assinar a posse, cujo termo foi lido pelo deputado Samuel Júnior (Republicanos), primeiro secretário da Mesa Diretora, Ivana Bastos agradeceu a parlamentares que atuaram de forma decisiva para que ela chegasse à primeira vice-presidência e, consequentemente, diante da sabida instabilidade jurídica da segunda reeleição de Adolfo Menezes, à cadeira de chefe do Poder Legislativo baiano.
Ivana fez questão de agradecer, por exemplo, ao líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), que abriu mão de concorrer à primeira vice-presidência em nome da unidade da base aliada. Outro que a deputada citou foi o senador Angelo Coronel (PSD), que também desistiu de lançar o herdeiro, o deputado Angelo Coronel Filho (PSD), para o mesmo posto.
Depois da posse, Ivana Bastos conduziu a sessão, na qual ocorreram votações de projetos enviados pelo governo Jerônimo Rodrigues (PT).