
Os moradores da Rua Nossa Senhora das Graças, no Bairro Mangabinha, foram surpreendidos na manhã de ontem, dia 29, com a chegada de operários e máquinas da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) que iniciaram as obras de implantação da rede de esgotamento sanitário na via que tem aproximadamente 40 casas.
O presidente da EMASA, Ivan Maia, que acompanhou o começo dos serviços, disse que estava atendendo a uma determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) que havia se comprometido com os moradores em realizar a obra de coleta de esgoto, depois de ter implantado o sistema de abastecimento de água.
“O prefeito Augusto Castro quando visitava o reservatório do Mais Água, que está a poucos metros desses moradores, foi cobrado pelo fornecimento de água para seus lares. Após a conversa com a comunidade, ele se comprometeu não somente em levar água para as ruas Ubaldino Brandão e Nossa Senhora das Graças, como também rede de esgoto e pavimentação”, relembrou Ivan Maia.
Os serviços na Rua Ubaldino Brandão foram concluídos antes da inauguração do tanque que armazena 3 milhões de litros de água, que foi entregue no último dia 13, contando com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT), e atende dez bairros. Já na Rua Nossa Senhora das Graças, só foi possível implantar a rede de água.
“Agora, 16 dias depois das pessoas que moram nessa via passar a contar com água tratada e de qualidade todos os dias, a EMASA chega para iniciar as obras de rede de esgoto, levando saneamento básico para essas famílias e melhorar o dia a dia de todos”, assegurou Ivan Maia.
Segundo o gerente de Saneamento da EMASA, Tauan Sampaio, estão sendo implantados 220 metros de rede coletora de esgoto na Rua Nossa Senhora das Graças.
“Com essa rede de esgotamento sanitário, a EMASA complementa todo o serviço, uma vez que eles passaram a contar com a rede de água, assim a gente leva saneamento básico a toda essa população”, disse.
Há mais de 20 anos morando da Rua Nossa Senhora das Graças, José Domingos Gomes resumiu o momento em que está vivendo como felicidade.
“Isso é uma felicidade para todos nós moradores, uma alegria sem tamanho. O que a gente jamais imaginava chegou: água, esgoto e pavimentação. Glória a Deus e ao prefeito Augusto Castro, homem de palavra. Agradecemos ao prefeito e todos da EMASA, pois a gente andava na lama e agora não vamos andar mais”, declarou Gomes.
Já Florisvaldo Francisco, que também mora na Nossa Senhora das Graças, afirmou que já esperava pelas melhorias.
“Com o prefeito que nós temos, a gente já contava com isso, porque ele trouxe a água, com o Projeto Mais Água, e agora todos estão vendo a realidade em nossos olhos. Tudo isso que o prefeito Augusto e a EMASA estão fazendo valoriza nossas casas e melhora nossas vidas”, festejou o morador.
Depois que as obras de implantação da rede de esgotamento sanitário forem concluídas, a Prefeitura de Itabuna, através das Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, deve iniciar a pavimentação da via com implantação de base e sub-base e o piso em concreto asfalto usinado a quente (CAUQ).