
Foto: Vaner Casaes / ALBA
Da Redação
A nova presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos (PSD), enfrentou três derrotas em eleições consecutivas antes de conquistar uma cadeira na Alba e se tornar a primeira mulher a presidir a Casa Legislativa em 190 anos.
E nessas três derrotas, ficou sempre na primeira suplência, sem assumir o mandato por um único dia. Em entrevista ao jornal A Tarde, a deputada reforçou: “Há 12 anos estou nessa batalha. E chegar agora, em março, mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher… Tudo é muito simbólico”, disse.
No comando da Casa, após substituir o deputado Adolfo Menezes (PSD), cuja reeleição foi impugnada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ela diz que trabalhará para ampliar a aprovação de projetos de deputados e fortalecer a defesa das mulheres.
“Nós somos 11 deputadas, porque duas são secretárias de Estado. Nós instalamos a Comissão de Mulheres da Assembleia Legislativa já com uma pauta bem extensa. A gente tem feito uma comissão de muito debate, trabalho, de muitas audiências públicas. E nós vamos fortalecer a comissão de mulheres, assim como todas as outras”, garantiu .