
Foto: Divulgação
Da Redação
Mais de 1,2 milhão de famílias na Bahia têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), mas ainda não estão inscritas no programa, segundo levantamento da Neoenergia Coelba. O benefício garante até 65% de desconto na conta de luz para cidadãos registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que possuem Número de Identificação Social (NIS) ou Número do Benefício (NB).
O estudo foi feito com base em dados do Ministério da Cidadania e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os municípios com maior número de famílias aptas, mas não cadastradas, são Salvador (234.124), Feira de Santana (34.721), Camaçari (25.449), Vitória da Conquista (21.871) e Juazeiro (19.664).
O benefício pode ser concedido mesmo que o titular da conta de energia não seja o beneficiário do programa, desde que algum morador da residência atenda aos critérios exigidos.
Em casos como aluguel ou moradia cedida, é necessário informar a distribuidora sobre a condição para regularizar o cadastro. A adesão à Tarifa Social não interfere em outros benefícios recebidos pelo governo federal.
A solicitação pode ser feita pelo WhatsApp da Neoenergia Coelba (71 3370-6350), pelo site oficial (www.neoenergia.com), pelo telefone 116 (ligação gratuita) ou presencialmente nas lojas de atendimento. Para solicitar, basta informar o número do NIS. Não há prazo limite para adesão ao programa.