O título desse texto já ilustra o tamanho da aventura dos 36 aventureiros que saíram de casa no domingo, ao nascer do dia (5h30 da manhã), para uma caminhada/trilha bruta de mais de 9 horas e 30 km de distância. No percurso, encontramos lindas paisagens rurais e montanhosas, intermináveis ladeiras de pedras, cacetadas feitos pela mão do homem, belas fazendas, represas, além de caminhos que cortam roças de cacau, embalados pelo som das inúmeras nascentes que a montanha mágica nos oferece.
Nos encontramos na rodoviária e, antes das 6h, partimos rumo à Vila Emílio Izabel. No distrito, seguimos pela direção norte, sentido estrada da Jussara, entrando no ramal da fazenda de Luciano. Foi aí que começamos a subida pela Ladeira do Padre até os Goveias, onde atravessamos um trecho de cacau e fizemos a primeira parada na segunda sede, para hidratar, comer e contemplar a paisagem. Do local, é possível avistar as cidades de Barro Preto e Itabuna.
A aventura continuou, e seguimos até a fazenda de Rui, parando antes para a tradicional foto na pedra do fundo infinito. Na fazenda de Rui, muitos aproveitaram para tomar um delicioso banho na represa. Em seguida, passamos pelas fazendas de Ana Gama e Abel de Furtuoso, iniciando a longa descida.
A última parada foi na fazenda de Val e Dantas, ao lado da barragem do SAAE. Lá, nos reidratamos, reabastecemos os cantis, colocamos o papo em dia com o casal que sempre nos recebe tão bem, e muitos experimentaram o delicioso licor artesanal produzido por eles.
A parte final foi também a mais desgastante: passamos pelo Bar de Marquinhos, pelo Assentamento Tanajura e finalizamos a caminhada na BR-415, ao lado do Tico Rodeio. Lá, tiramos a tradicional foto de encerramento, todos exaustos e felizes pelo maravilhoso dia vivido.
No WhatsApp, o Grupo da Caminhada explodiu com fotos, vídeos e o entusiasmo dos aventureiros já perguntando: quando será a próxima caminhada?
Arnold Coelho
Caminhando sempre