Ao menos sete deputados estaduais miram a Câmara Federal em 2026 e devem atrapalhar aliados





Ao menos sete deputados estaduais miram uma cadeira na Câmara Federal em 2026. O movimento preocupa deputados federais que fizeram “dobradinhas” com os pretensos futuro congressistas da Assembleia Legislativa, conforme levantamento feito pelo Toda Bahia.

Planejam alçar voos mais altos no próximo pleito e ter direito às cobiçadas emendas federais os deputados estaduais Alan Sanches (União), Manuel Rocha (União), Robinho (União), Raimundinho da JR (PL), Olívia Santana (PCdo), Zó do Sertão (PCdoB) e Roberto Carlos (PV). A lista ainda pode crescer ou diminuir, claro, a depender dos acordos e da contabilidade política.

A briga promete ser quente no PCdoB. Isso porque dificilmente o partido vai aprovar a candidatura de dois deputados estaduais para a Câmara. Ou seja, Olívia Santana e Zó do Sertão terão que se entender. Se Olívia for a escolhida, a deputada federal Alice Portugal, do mesmo partido, sofrerá uma perda de capital eleitoral em Salvador, onde recebeu o apoio da “negona” em 2022. Se o nome for o de Zó, quem perde é o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), que “dobrou” com o correligionário em Juazeiro e outros municípios do norte baiano.

Manuel Rocha

A mudança menos traumática será a de Manuel Rocha (União), uma vez que o pai do parlamentar, o experiente deputado federal José Rocha (União), não vai mais disputar a reeleição. Já a competitiva candidatura de Alan Sanches (União) à Câmara pode ter impacto na votação do deputado federal Leur Lomanto Júnior (União) em Salvador, já que os dois fizeram uma “dobradinha” no pleito de 2022, envolvendo também o vereador Duda Sanches (União), filho do deputado estadual e que caminhará com o pai nos novos planos para 2026.

Já Robinho “dobrou” com o deputado federal Elmar Nascimento (União) em 2022. Somente na pequena cidade de Nova Viçosa, no extremo-sul baiano, onde a esposa do deputado estadual – Luciana Machado (União) – é prefeita, Elmar recebeu quase sete mil votos, sendo disparado o primeiro colocado. Entretanto, Robinho tem o estímulo e o apoio político do correligionário de partido para tentar uma cadeira na Câmara.

Raimundinho da JR, que foi eleito para a Assembleia em 2022 com pouco mais de 35 mil votos, ficando na antepenúltima colocação, espera manter o apoio do prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), para concorrer a uma cadeira na Câmara. A expectativa do parlamentar é que o gestor municipal lance o filho homônimo como postulante a uma cadeira na Assembleia e o escolha como candidato a deputado federal.

Raimundinho da JR

O problema dessa equação em Porto Seguro, que é fundamental para as pretenções de Raimundinho da JR, é que o deputado federal Jonga Bacelar (PL), que recebeu o apoio de Jânio Natal em 2022, espera manter a parceria também em 2026. Nos corredores da Assembleia o que se diz é que os recados duros irão começar a chegar aos ouvidos do empresário do ramo de transportes.

Lista pode crescer

A lista de deputados estaduais candidatos a uma cadeira na Câmara Federal pode crescer, sobretudo se Elmar Nascimento conseguir se viabilizar para substituir, em fevereiro do ano que vem, o ministro baiano Aroldo Cedraz no Tribunal de Contas da União (TCU).

Marcinho Oliveira

Se isso ocorrer, dois integrantes do União Brasil na Assembleia, liderados de Elmar, pretendem disputar o espólio eleitoral do cacique: Júnior Nascimento, primo do parlamentar federal, e Marcinho Oliveira, aliado e fiel escudeiro. Há possibilidade, inclusive, de os dois concorrerem à Câmara, já que o líder dele recebeu mais de 175 mil votos em 2022.

Troca de partido

Vale frisar que, dos deputados estaduais citados, alguns já anunciaram ou cogitam trocar de partido. Raimundinho da JR, por exemplo, pretende migrar para o Solidariedade quando a janela para a mudança partidária se abrir, em 2026. Já Alan Sanches e Marcinho Oliveira têm planos de deixar o União Brasil – o segundo deve ir para uma sigla da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), com o aval de Elmar Nascimento.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: