
Foto: Reprodução
Da Redação
Um apagão de energia elétrica atingiu grandes áreas da Espanha e de Portugal na manhã desta segunda-feira (28), causando interrupções em serviços de transporte e dificultando a mobilidade urbana. A falha teve início por volta das 12h no horário local (7h de Brasília).
A empresa ferroviária espanhola Renfe anunciou a suspensão de seus serviços às 12h30. Já a Aena, operadora de aeroportos da Espanha, relatou atrasos nos voos, mas informou que geradores de emergência foram acionados para minimizar os impactos.
Companhias aéreas relataram problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Em Portugal, controladores de tráfego aéreo apontaram restrições no aeroporto de Lisboa.
O apagão também afetou o funcionamento do metrô em Lisboa, Porto e Madri. Estações foram evacuadas e o trânsito ficou caótico nas capitais devido à paralisação dos semáforos. A polícia portuguesa confirmou a falha no sistema de sinalização em todo o país.
A Red Eléctrica, responsável pela distribuição de energia na Espanha, informou que ativou planos de recuperação em parceria com outras empresas e que as causas da falha estão sendo investigadas. Em comunicado posterior, a operadora disse que começou a restabelecer o fornecimento no norte e no sul da Península Ibérica, energizando gradualmente a rede.
Em Portugal, a distribuidora E-Redes afirmou ao jornal Expresso que a interrupção decorreu de “um problema no sistema elétrico europeu”, obrigando cortes seletivos para estabilizar a rede.
Na França, a operadora RTE registrou uma breve interrupção, mas o serviço já foi normalizado.
Segundo o jornal espanhol El País, ainda não há explicação oficial para o apagão, e todas as possibilidades, incluindo um eventual ataque cibernético, estão sendo consideradas. Os governos da Espanha e de Portugal abriram investigações para apurar a origem do incidente.