Com auditório, de quase 200 lugares, lotado, o Colégio Estadual Gonçalo Muniz, situado no bairro Gleba C, foi cenário, nesta terça-feira (8), para a palestra “Autismo e cuidado: a condução de crianças e jovens dentro do espectro autista”. Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), o evento teve como palestrante o psicanalista e especialista em Educação Infantil, professor doutor Geraldo Peçanha, e reuniu, em torno do tema, autoridades, gestores, professores e famílias convidadas.
Acompanhando a filha Letícia Lima, estudante do 7º ano da Escola Municipal Denise Tavares, que declamou um poema no evento, Liliane Lima reforçou a importância de momentos formativos como este para o fortalecimento da educação especial no município. “Vejo como uma oportunidade de aprendizado, de conhecimento, de falar sobre o autismo e saber que nossos filhos estão sendo incluídos. Isso é muito importante para o desenvolvimento deles, para o futuro, porque a educação é fundamental para tudo”, disse.
A atividade teve como propósito a sensibilização e conscientização da comunidade escolar, de modo a promover a saúde das relações com indivíduos situados no espectro autista. Na visão de Geraldo Peçanha, nesse contexto, a comunicação é o desafio a ser superado. “Quando eu vou lidar, sobretudo, com jovens e adultos dentro do espectro, as coisas modificam por completo, justamente porque a comunicação é o grande impedimento. Enquanto nós não compreendermos que a comunicação é o grande desafio, não vamos criar comunicações alternativas. Porque a gente fala de comunicação, e não de vocalização ou de oralidade, já que têm autistas que não falam e nunca vão falar, mas não é por isso que ele não se comunica. E nessa comunicação eu vou entendendo que cada um precisa ter a sua, compreendendo que esse modo de comunicação que ele usa, muitas vezes, é enxugado de emoções”, com menor pluralidade de expressões, característica que, para o profissional, torna a tarefa de fato complexa, esclareceu o palestrante.
O secretário de Educação, Márcio Neves, reiterou o engajamento da pasta com o tema do evento. “Possuímos um compromisso inegociável com a educação especial inclusiva, e, principalmente, com a valorização de nossos educadores, que são a base de um futuro mais justo, mais desenvolvido e mais humano para os estudantes de Camaçari. Trazer Geraldo Peçanha aqui, um professor assim como eu e cada um de vocês, para dialogar sobre uma matemática tão importante, é simbolicamente marcar todo o meu respeito aos meus colegas educadores do município”, afirmou o gestor.
A vice-prefeita do município, Pastora Déa Santos, reforçou a dedicação da administração municipal para fazer as coisas acontecerem. “Quando a gente dialoga, quando o conhecimento chega, conseguimos transformar”, reconheceu.
A palestra Autismo e cuidado: a condução de crianças e jovens dentro do espectro autista foi seguida pela inauguração de nove salas instrumentalizadas, com recursos voltados ao desenvolvimento do público especializado, em escolas situadas na sede, bem como em Monte Gordo e em Vila de Abrantes, na orla.
O evento acontece no mês em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.--
Diretoria de Comunicação