A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou, na noite de quarta-feira, 9 de abril, a quinta sessão ordinária da 18ª legislatura, referente ao primeiro biênio de 2025/2026. Na ocasião, foram aprovados, em segunda votação, os Projetos de Lei 04/2025 e 05/2025, que agora seguem para sanção do Executivo municipal.
A sessão contou com a presença de dez vereadores: Francisco Henrique, Demétrio Castro, Herbert Santana, Alam Rogério, Edivaldo dos Santos, Guilherme Cardoso, Leonardo Alves, Rozenildo Malaquias, Valdinei Oliveira e Alisson Carvalho.
Após a verificação de quórum, o presidente da Casa, Francisco Henrique, deu início à sessão, solicitando ao vereador Herbert Santana a leitura de uma passagem bíblica. Em seguida, o diretor legislativo, Moisés Messias, leu o resumo da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade.
Na leitura do Expediente do Dia, o diretor legislativo apresentou a proposta do Projeto de Lei 08/2025, de autoria do vereador Demétrio Castro, que solicita ao Executivo Municipal a implementação de atendimento 24 horas nos postos de saúde dos distritos de Salomeia, Vila Emílio Izabel e Cajueiro Novo e Velho.
Também foi lida a proposta de Projeto de Lei 09/2025, de autoria do vereador Guilherme Cardoso, que propõe a priorização do atendimento em postos de saúde e no hospital para pessoas com fibromialgia.
Em seguida, o presidente da Casa dispensou o Pequeno Expediente e deu início ao Grande Expediente, com o uso da tribuna popular por até 10 minutos.
O vereador Guilherme Cardoso foi o primeiro a falar. Após saudar os presentes, destacou os 70 anos do Legislativo Municipal e sua importância como Casa de Leis. Ele ressaltou a relevância da prioridade no atendimento às pessoas com fibromialgia e pediu o apoio dos demais vereadores para aprovação do Projeto de Lei 09/2025.
Rozenildo Malaquias saudou os presentes e os internautas que acompanhavam a sessão pelo Canal SulBahia. O edil comentou sua participação em uma reunião de obreiros em Ilhéus, onde teve uma conversa com o deputado estadual Samuel Júnior sobre Ibicaraí. Destacou ainda sua presença no jantar de lançamento da Campanha do Dia das Mães, promovida pela União dos Comerciantes de Ibicaraí (UCI), e defendeu a reimplantação do colégio com metodologia militar na Vila Emílio Izabel, a partir de 2026.
O vereador Herbert Santana utilizou a tribuna para saudar os presentes e destacar a importância da campanha da UCI para o comércio local. Entretanto, o edil alertou para a precariedade das estradas vicinais, que afeta diretamente os pequenos produtores rurais. Ele fez um apelo pela recuperação das principais estradas e ramais do município, que, segundo ele irá facilitar o escoamento da produção do pequeno agricultor e reforçou a necessidade de apoio dos colegas vereadores em benefício do homem do campo.
O vereador Alam Rogério lamentou o falecimento do senhor Celso Esteves, GCM aposentado. Cobrou a retomada do saneamento básico, a construção de um campo de futebol no bairro Delfino Guedes, e providências da Coelba diante das constantes quedas de energia. Alam destacou ainda a importância da regularização fundiária no município e informou que esteve em Salvador, onde solicitou ao Governo do Estado a reforma do Estádio Euclides Rosalino, do Hospital Arlete Maron de Magalhães e a pavimentação asfáltica de cinco quilômetros em ruas de Ibicaraí.
Demétrio Castro saudou os presentes e expressou satisfação por já ter apresentado duas propostas relevantes na Casa de Leis. O edil solicitou à secretária de Infraestrutura, Yanca Soares, a conclusão da obra da Ponta da Pedra, que tem causado transtorno aos moradores da localidade, e a instalação de um quebra-mola na praça da Igreja Católica. Por fim, demonstrou apoio à causa da proteção dos animais domésticos.
O presidente da Casa, Francisco Henrique, também utilizou a tribuna para falar sobre o Projeto de Lei 06/2025, de sua autoria, que propõe a criação de um programa anual de castração de cães e gatos. Chico destacou a importância do referido Projeto de Lei e pediu apoio dos vereadores para sua aprovação.
Encerrado o Grande Expediente, teve início a Ordem do Dia, com a leitura dos pareceres e a segunda votação, com redação final, dos Projetos de Lei 04/2025, referente à Lei Refis, e 05/2025, sobre Segurança Alimentar — de autoria do Executivo Municipal e aprovados por unanimidade.
Foram ainda lidos os pareceres e realizadas a primeira discussão e votação dos Projetos de Lei 06/2025 e 07/2025, ambos também aprovados por unanimidade. Esses projetos seguirão para segunda votação na próxima sessão, marcada para quarta-feira, 16 de abril de 2025.
Na parte final, o presidente da Casa encerrou a sessão e convidou todos para a sexta sessão ordinária do Legislativo, que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 16 de abril de 2025.
Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí
Data: 10.04.2025