
Foto: Reprodução / Radar News
Da Redação
Um dos símbolos mais emblemáticos do início da história do Brasil está prestes a retornar ao local onde tudo começou. A cruz atribuída à primeira missa celebrada no país, em 1500, será trazida de Portugal para Porto Seguro, no sul da Bahia. A chegada da relíquia está prevista para o dia 26 de abril, como parte da programação especial que marca a chegada dos portugueses ao território brasileiro.
Atualmente, a cruz está guardada no Tesouro-Museu da Sé de Braga, em Portugal, onde permaneceu desde que foi levada por frei Henrique de Coimbra, integrante da expedição de Pedro Álvares Cabral. Frei Henrique teria sido o responsável por celebrar a missa histórica que simbolizou o início da colonização portuguesa.
A chegada da cruz será celebrada com uma carreata solene pelas ruas de Porto Seguro, que levará o artefato até a Igreja de São Sebastião. Em seguida, a relíquia deve percorrer diversas paróquias da cidade, permitindo que a população e os visitantes tenham a oportunidade de ver de perto esse importante item histórico e religioso.
A iniciativa faz parte de um esforço para valorizar o patrimônio cultural e religioso do Brasil, reforçando a importância de Porto Seguro como berço da história nacional