Derrotado nas eleições, ex-candidato à prefeitura de Ilhéus, Bento Lima, é exonerado de cargo na AL-BA




Foto: Divulgação


O ex-candidato à prefeitura de Ilhéus nas eleições de 2024, o advogado Bento Lima (PSD), foi exonerado do cargo de secretário parlamentar (SP-27) do gabinete da deputada estadual Soane Galvão (PSB). A movimentação foi publicada no Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira (9). O salário de Bento girava em torno de R$ 27 mil.



O advogado é ligado ao ex-prefeito de Ilhéus, Marão (PSD), casado com Soane Gavão, e foi escolhido pelo ex-gestor para o suceder no Executivo municipal da Princesinha do Sul. A candidatura, inclusive, gerou desgaste dentro do governo, que lançou o nome da ex-secretária de Educação da Bahia (SEC), Adélia Pinheiro (PT).




No final, acabou sendo eleito Valderico Júnior (União), nome da oposição e apoiado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União).



No ano passado, no mês anterior às eleições, Bento Lima foi um dos alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) que investigou supostos crimes de corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O advogado já foi secretário de Governo e da Casa Civil durante a gestão de Marão, que também foi alvo das investigações.




O PSD chegou a sugerir que, por conta das evidências, Lima deveria retirar sua candidatura à prefeitura da cidade do extremo-sul baiano.



“Diante das evidências reveladas até o momento pela investigação, que também envolve o prefeito Mário Alexandre, o PSD-BA considera prudente aconselhar Bento Lima a retirar sua candidatura a prefeito de Ilhéus. Tal orientação está alinhada com os princípios de ética e transparência que o partido defende, tanto na Bahia quanto em âmbito nacional, visando preservar a integridade e os valores do PSD”, disse o comunicado.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: