Duas instituições baianas recebem nota máxima no Enade



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Da Redação

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade Senai Cimatec tiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), conforme resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2023, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Das 116 instituições de ensino superior avaliadas no estado, apenas 34 obtiveram desempenho entre 4 e 5 (os melhores) no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição. O indicador é utilizado para avaliar a qualidade dos cursos e das instituições e tem relação direta com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O curso de Engenharia de Computação, do Senai, obteve nota máxima (5), sendo classificado como o 4º melhor curso do Brasil e o melhor das regiões Norte e Nordeste. Também foram destaques os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação. Até esta publicação, a Ufba não havia detalhado quais cursos obtiveram nota máxima.

O Enade 2023 avaliou 9.812 cursos em todo o Brasil. Considerando a nota geral média de cada área de avaliação, numa escala de 0 a 100, os cursos da área de saúde e bem-estar que mais se destacaram foram medicina (65) e fisioterapia (53,67). Na área de engenharias, arquitetura e urbanismo, destacaram-se os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94) e engenharia ambiental (55,22). Já entre os cursos tecnológicos, o maior destaque foi segurança do trabalho (52,62).

De acordo com os dados, entre os cursos analisados: 70 apresentaram desempenho acima do esperado; 196 ficaram dentro do esperado e 39 ficaram abaixo do esperado no Brasil. Em relação aos cursos de Medicina, apenas seis tiveram nota máxima no Enade
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: