Poesia, falas e discursos marcam entrega da Praça Berilo Guimarães pelo prefeito Augusto Castro

 



Os versos de “O sertanejo”, do poeta sergipano Godofredo Rego, declamados por Clovisnaldo Argolo, do Clube do Poeta do Sul da Bahia, abriram as falas, discursos e pronunciamentos da solenidade de entrega da Praça Berilo Guimarães, no Mangabinha, na noite de sexta-feira passada, dia 4. A praça conta com um novo sistema de iluminação com luminárias de LED, parque infantil com brinquedos modernos e espaço para artistas locais.

O ato contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD), da primeira-dama Andrea Castro, do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA, vice-prefeito Josué Brandão Júnior, vereadores e convidados. “Quero agradecer a Deus, aos trabalhadores pela execução dessas obras de requalificação executadas pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), que se constitui no novo cartão postal da cidade”, discursou.

Augusto também endereçou agradecimentos ao governador Jerônimo Rodrigues pelo apoio à cidade, que vai ganhar a segunda etapa do Projeto Mais Água para a Cidade, com um reservatório com capacidade para cinco milhões de litros d’água instalado no Jardim Cordier, no Jaçanã, e ao ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, e ao deputado federal Paulo Magalhães, que têm sido grandes parceiros de Itabuna, principalmente nas áreas da infraestrutura e da saúde.

O prefeito anunciou uma forte agenda na próxima semana, em Brasília, quando vai trabalhar pelos projetos de duplicação do trecho da BR-415, entre Nova Itabuna a Nova Ferradas, na zona oeste, em audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho. “Estamos trabalhando projetos estruturantes para que a cidade cresça, tenha novos vetores de expansão. O projeto está pronto, há recursos garantidos e esperamos que o DNIT dê início à execução”, declarou.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, discorreu sobre o projeto arquitetônico da Praça Berilo Guimarães, falou da interação dos urbanistas, arquitetos e engenheiros com os comerciantes durante a execução das obras e serviços e prestou homenagem a dona Bernadete Rodrigues Lima França, do Bar Serra Pelada, a quem denominou como madrinha do novo equipamento. Uma das sugestões foi a construção de cinco pergolados com 20 mesas e por isso cada um dos oito comerciantes assinaram um Termo de Cessão de Uso.

Ela também falou da importância do coronel Berilo Guimarães, que na década de 40 implantou o loteamento Cidade Jardim, o primeiro empreendimento imobiliário para Itabuna, e doou terreno à Prefeitura para a implantação da primeira estação de tratamento de água e esgoto da cidade e fez um contraponto com o Projeto Mais Água para a Cidade executado pelo prefeito Augusto Castro para solucionar o problema de abastecimento que a cidade viveu por mais de 50 anos.

Quanto à praça, a secretária lembrou que no passado era um espaço dedicado aos poetas de Itabuna que se reuniam para conversas e interação cultural. “Exatamento por isso, criamos um espaço para apresentações artísticas e culturais. Aqui será palco para a música popular brasileira e outros estilos. Em diálogo com os artistas, decidimos implantar um grande mural no fundo do palco com a exibição de poesias e cada um dos poetas que vão colocar sua assinatura com a aposição da mão, como acontece com a calçada da fama”, brincou.



Também falaram, o agitador cultural Leo Almeida, em dos comerciantes do Berilo que esperaram 25 anos por esta obra, o bisneto de Berilo Guimarães, o agente de trânsito Zildo Guimarães Neto, que fez agradecimentos em nome da família, e o deputado federal Paulo Magalhães.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: