
Foto: Reprodução/TV Bahia
Da Redação
A Polícia Civil da Bahia cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de Denelísio Nobre, ex-diretor de uma escola pública em Itabuna, no sul do estado. Ele é investigado por importunação sexual, assédio moral e racismo.
Durante a operação, realizada na quinta-feira pela Delegacia Territorial (DT) de Itabuna, foram apreendidos um notebook, um celular e um pendrive. Os materiais serão analisados no inquérito que corre sob segredo de Justiça, segundo informações da TV Santa Cruz.
Denelísio Nobre ocupava o cargo de diretor do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), de onde foi afastado pela Secretaria de Educação da Bahia (SEC) em fevereiro deste ano, após denúncias feitas por estudantes da instituição.
Inicialmente, a SEC informou que o servidor havia sido afastado das funções. Posteriormente, alegou que o afastamento ocorrera por motivos de saúde. A pasta também afirmou que o Núcleo Territorial de Educação do Litoral Sul (NTE 05), a Ouvidoria e a Corregedoria estão em diálogo com a comunidade escolar. Mais tarde, o servidor foi oficialmente exonerado.
As denúncias vieram à tona após uma palestra ministrada na unidade pela advogada Úrsula Matos. Na ocasião, estudantes relataram comportamentos inapropriados do então diretor.
Procurada pela reportagem, a defesa de Denelísio Nobre não se manifestou até a última atualização desta matéria. Em contato anterior com a TV Santa Cruz, ele negou as acusações, afirmou desconhecer o teor das denúncias e destacou possuir mais de 30 anos de atuação na educação em Itabuna, sem histórico de reclamações. O ex-diretor preferiu não conceder entrevista.