
Foto: Divulgação
Da Redação
A tradicional festa de São João não será realizada este ano em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. O cancelamento foi anunciado pela prefeita Débora Regis (União Brasil), que justificou a decisão com base na grave crise financeira enfrentada pelo município.
“Não temos condição de fazer festa. A gente precisa primeiro resolver a questão financeira da cidade”, declarou a gestora, ao afirmar que os festejos juninos estão suspensos por tempo indeterminado.
A única possibilidade de retomada das comemorações, segundo Débora, depende da destinação de emendas parlamentares específicas para custear integralmente a estrutura do evento e a contratação de atrações artísticas. “A probabilidade de não haver São João é muito grande. Só faremos algo se houver emendas parlamentares, com bandas e estrutura custeadas por fora”, reforçou.
Em janeiro deste ano, a prefeita decretou estado de emergência e calamidade financeira no município. Segundo a administração atual, a medida foi necessária diante do cenário fiscal herdado da gestão anterior, comandada por Moema Gramacho (PT).
Com o cancelamento, Lauro de Freitas se junta a outros municípios baianos que, diante de dificuldades financeiras, têm optado por priorizar investimentos em áreas essenciais, deixando os festejos juninos fora do calendário oficial.