
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira, dia 7, na Faculdade UNEX, às Oficinas de Territorialização que estão sendo disponibilizadas para os profissionais de saúde que atuam nos quatro módulos do Departamento da Atenção Primária. O objetivo destas oficinas, que seguem até quinta-feira, dia 10, é atualizar e informar aos profissionais sobre todas as etapas da territorialização.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância deste processo de construção da territorialização e do engajamento de todas as categorias profissionais que atuam nas 34 Unidades de Saúde e de Saúde da Família do município. “A territorialização é uma atribuição comum de todos que estão atuando e não apenas de enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde”, destacou.
“São médicos, enfermeiros, odontólogos, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e de saúde bucal, além de gerentes e diversos profissionais das equipes e-multi que precisam participar ativamente deste processo”, completou.
A nutricionista Larissa Dantas, responsável pela Gestão do Cuidado do Módulo 4, reforça que este é um processo que deve ser construído coletivamente.
“Será uma união de esforços para termos uma territorialização mais eficaz, conseguir identificar territórios que estão nos vazios existenciais, delimitar melhor e mapear essa população. Todo processo contará com cinco etapas. Já iniciamos os diálogos com vários órgãos envolvidos, seguido agora das oficinas. Na sequência todos entraremos em campo de fato para cadastramento e delimitação dos territórios’, informa.
Na programação de hoje, estão participando profissionais de 10 Unidades de Saúde, que pertencem ao Módulo 4, dentre elas, a Unidade de Saúde Dr. José Edites dos Santos, no São Caetano, e a Unidade de Saúde Antônio Menezes Filho, no Vila Anália.