SEC e Ufba levam Projeto Paz nas Escolas a Cetep Dias D'Ávila



Foto: Joseane Rodrigues/Ascom SEC


Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Dias D'Ávila, no município de Dias D'Ávila, localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), participaram, nesta sexta-feira (25), de atividades do Projeto Paz nas Escolas. A iniciativa, criada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do Observatório da Pacificação da Ufba, tem como foco a prevenção ou diminuição dos conflitos existentes nas unidades escolares, buscando promover a cultura de paz no ambiente escolar por meio da implantação da mediação escolar e educação sócio emocional.

O Projeto Paz nas Escolas vai atender 36 colégios da rede estadual, na capital e no interior, e o Cetep de Dias D'Ávila foi o primeiro a receber esta ação. As oficinas foram ministradas por um grupo de professores e facilitadores da UFBA, que realizaram uma série de atividades como aplicação de diagnóstico da conflituosidade na unidade escolar; rodas de conversas sobre temas sensíveis como bullying; gestão de conflitos; e oficina vivencial em comunicação não violenta.

O coordenador de Controle Interno da Secretaria da Educação, Luiz Expedito, ressaltou a importância da ação. "Esta é a nossa primeira atividade de sensibilização da comunidade. A ideia é primeiro identificar um diagnóstico de conflitos ali existentes entre os estudantes e, em seguida, organizar um planejamento de ações como oficinas em comunicação não violenta; prevenção ao bullying; prevenção à violência doméstica; prevenção de uso-consumo abusivo de drogas; e de intolerância. A partir de técnicas de mediação de conflitos, vamos sensibilizando toda a comunidade escolar, comunidades externas e lideranças para ações realizadas ao longo do ano".

A coordenadora do projeto, Ana Paula Bonfim, falou sobre a ação e o acolhimento aos estudantes da unidade. "A gente vem com muita vontade de colaborar com a efetividade nessa escola. Esperamos que esse encontro seja fantástico e que a gente possa começar a nossa caminhada nessa construção de um novo Cetep junto com as lideranças estudantis, que hoje estão entendendo qual é o seu papel ao lado dos professores e colegas de turma".

Para a diretora do Cetep, Alice Queiroz, o projeto vem com o propósito de colaborar com a gestão da unidade em relação à mediação dos conflitos internos. "O projeto está trazendo esse olhar diferenciado na questão da postura da gestão, dos professores e até dos alunos. A escola já desenvolve um trabalho focado com os líderes de classe e estamos trabalhando com eles para aprimorar as ações cada vez mais. A ideia é promovê-los como fomentadores, formiguinhas que vão trabalhar com os colegas de turma, nessa ideia do cuidar da sala e da escola e trazer esse sentimento de que a escola é de todos e é para todos", finalizou a diretora.

Fonte: Ascom/SEC
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: