Fazer trilhas em meio às serras e montanhas da região norte do município de Ibicaraí tem se tornado uma rotina saudável e prazerosa para os aventureiros da Turma da Caminhada. As trilhas têm acontecido com muita frequência e, a cada dia, o grupo só cresce com a chegada de novos adeptos do turismo rural, em busca de qualidade de vida e de mais proximidade com o meio ambiente e a natureza.
No domingo, dia 6 de abril, a caminhada/trilha contou com a presença de 50 integrantes do grupo, que partiram bem cedo em direção à região do Luxo, pela estrada do Jacarandá. Após a Bica, a Turma dobrou à esquerda e subiu até a Fazenda Ribeirão do Luxo (antiga Cabana da Ponte), entrando novamente à esquerda, em meio ao cacau, onde o grupo percorreu uma trilha dentro da mata fechada até a fazenda de Gilson.
Na fazenda de Gilson, a Turma descansou, se hidratou e tomou banho em uma piscina com água corrente, vinda diretamente da nascente no topo da serra. Depois de alguns minutos, partimos novamente — mas, antes, fizemos a tradicional selfie.
Na sequência, seguimos por outro ramal até a estrada do Jacarandá. Cortamos um novo trecho de mata e seguimos até o sítio de Alvinho, onde fizemos nova parada para hidratação e aproveitamos para colocar a conversa em dia.
Na parte final da aventura, pegamos a estrada da Santa Maria, passando pelas fazendas Cachoeirinha, Cruzeiro do Sul, Assentamento, Sossego e Fazenda de Teminho, finalizando o percurso na BR-415, no bairro Mutirão.
A Turma, mais uma vez, chegou ao limite do cansaço e da satisfação. E, antes que perguntem quando e onde será a próxima caminhada, já adiantamos: no próximo dia 27 de abril, enfrentaremos a temida Ladeira do Padre!
Arnold Coelho
Pronto para a próxima