
Foto: Reprodução
Da Redação
A cerimônia de fechamento do caixão do Papa Francisco será realizada na próxima sexta-feira (25), às 20h (horário local), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O pontífice, que foi trasladado da Casa Santa Marta na manhã desta quarta-feira, encontra-se atualmente exposto para a homenagem dos fiéis. A informação é do Vatican News.
O rito solene, previsto pelo Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nº 66-81), será presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. A cerimônia marca um dos momentos mais emblemáticos das exéquias papais.
De acordo com o Escritório das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, participarão do rito o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício; Roger Michael Mahony, cardeal presbítero; Dominique Mamberti, cardeal protodiácono; e Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal de São Pedro.
Também estarão presentes cardeais e autoridades eclesiásticas próximas ao Santo Padre, entre eles Pietro Parolin, ex-secretário de Estado; Baldassare Reina, vigário geral para a Diocese de Roma; Konrad Krajewski, esmoleiro apostólico; dom Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado; dom Ilson de Jesus Montanari, vice-camerlengo; dom Leonardo Sapienza, regente da Casa Pontifícia; além dos cônegos do Capítulo Vaticano, os penitenciários menores ordinários e os secretários do Papa.
Segundo o Vatican News, os participantes se reunirão às 19h30 junto ao altar da Confissão, onde será realizado o rito litúrgico, seguido pela solenidade do fechamento do caixão. A cerimônia será restrita a pessoas autorizadas pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Ravelli.